O Marketing é uma conjunção de atividades voltadas para compreender as necessidades dos clientes e do mercado. Essa área envolve significativamente as vendas, mas compreende diversas etapas, tanto antes quanto após a comercialização.
Portanto, o conceito de Marketing deriva da palavra em inglês “Market”, que significa mercado. Sendo assim, essa expressão reflete a troca de relações entre as pessoas e os produtos, originando-se da satisfação de quem vende para quem compra.
O que envolve o Marketing?

A função do Marketing é impulsionar as vendas e a comercialização dos produtos. Além disso, nessa profissão, são amplamente utilizados os 4Ps: Preço, Praça, Produto e Promoção. Qual é o significado desses termos? Explicaremos de maneira prática.
- Preço: Refere-se ao valor estabelecido para um determinado produto. Sendo assim, esse preço deve chamar a atenção do cliente, destacando um valor que destaque o produto em relação aos concorrentes.
- Praça: Trata da distribuição dos produtos, desde a saída do fabricante até o consumidor. Portanto, busca-se um local estratégico, como um shopping, onde há grande concentração de pessoas.
- Produto: Envolve o que a marca está oferecendo. Além disso, o produto deve ser atrativo e inovador, sendo essencial pesquisar se ele despertará interesse nos clientes.
- Promoção: Consiste na estratégia de venda, abrangendo a divulgação e a publicidade do produto em questão.
Quais são as Áreas do Marketing?
O Marketing atua em diversas áreas, e abaixo apresentamos uma breve lista das atividades de cada segmento.
- Digital: Este segmento refere-se ao marketing realizado na internet, utilizando redes sociais e estabelecendo uma relação com os clientes.
- Estratégico: Engloba todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento de estratégias para serviços e produtos.
- Operacional: Direcionado para a criação e implementação de estratégias de campanhas de marketing.
- Político: Responsável por promover a imagem de políticos e candidatos.
- Social: Envolvido na promoção de campanhas de conscientização para informar os cidadãos sobre determinadas causas.
- Neuromarketing: Envolve o estudo das reações dos consumidores ao visualizar campanhas através de imagens, anúncios ou vídeos.
Portanto, há diversos segmentos no Marketing, e as áreas mencionadas são aquelas que mais demandam profissionais de marketing.
Atualmente, quanto Recebe um Profissional de Marketing?
No entanto, essa profissão é bem remunerada, considerando a diversidade de atuações. Sendo assim, Abordaremos a média salarial nas áreas mais comuns que frequentemente contratam profissionais de marketing.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo site de empregos Catho, com diferentes categorias de cargos, apresentamos os salários médios dos profissionais:
- Diretor: R$ 12.500
- Gerente: R$ 7.734
- Supervisor: R$ 6.688
- Coordenador: R$ 5.958
- Consultor: R$ 5.312
- Especialista: R$ 4.531
- Analista: R$ 2.765
- Assessor de Marketing: R$ 1.699
- Assistente: R$ 1.713
- Estagiário: R$ 1.240
Acerca da Instituição de Ensino Superior

A estrutura curricular oferecida aos estudantes abrange disciplinas bastante específicas, tais como:
- Administração de Compras e Vendas
- Administração de Marketing
- Comportamento do Consumidor
- Gestão Financeira
- Gestão Organizacional
- Legislação Empresarial
- Logística Empresarial
- MKT Estratégico
- Português Instrumental
- Técnicas de Negociação
Quais são os Cursos Superiores de Marketing?
Sendo assim, você está ciente de que o campo de Marketing oferece tanto tecnólogo quanto graduação? Ambos têm durações diferentes, mas ambos preparam você para o mercado de trabalho.
Tecnólogo: Duração de 2 anos, focando mais especificamente na aplicação prática.
Bacharelado: Duração de 4 anos, com ênfase em disciplinas mais teóricas e preparação para a iniciação científica.
Conforme o site Orientu, a escolha da melhor instituição de ensino superior é um passo crucial para destacar-se durante entrevistas de emprego. Além disso, aqui está a lista das melhores faculdades na Aréa
- ESPM RJ — Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro;
- PUC Minas — Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;
- ESPM RS — Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre;
- UNB — Universidade de Brasília;
- UFPE — Universidade Federal de Pernambuco;
- PUC Rio — Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro;
- UNISINOS — Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
- FAAP — Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado;
- UMESP — Universidade Metodista de São Paulo;
- ANHEMBI — Universidade Anhembi Morumbi;
- PUCPR — Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
- UFMG — Universidade Federal de Minas Gerais;
- ESPM SP — Escola Superior de Propaganda e Marketing;
- UFRJ — Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- USP — Universidade de São Paulo;
- UFPR — Universidade Federal do Paraná;
- PUCSP — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
- UFRGS — Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- PUCRS — Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;
- MACKENZIE — Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Resumo
Portanto, Marketing é uma área essencial para as empresas, e a demanda por profissionais é crescente. Sendo assim, se você tem interesse nessa graduação, por que não considerar mudar seu futuro?
Além disso, se ainda estiver indeciso sobre o curso, faça o teste vocacional oferecido pela Quero Bolsa e descubra se você possui o perfil de um profissional de marketing.
Link para o teste vocacional: Quero Bolsa – Teste Vocacional de Marketing
